20 de set. de 2025 | 15:30
DiálogoA arte pode e deve ser uma ferramenta que dá voz a quem foi historicamente silenciado. Neste encontro, artistas e ativistas compartilham processos, desafios e resultados de projetos que usaram exposições, performances e intervenções urbanas para virar a maré e inspirar mobilizações coletivas. Nesta mesa, a arte deixa de ser contemplação e se torna convocação. Uma travessia por práticas estéticas que nasceram da urgência e da margem, abrindo brechas no concreto e plantando sentidos novos no coração das cidades.
Pietra Canle
Pietra Canle tem 27 anos, é cria de Nova Iguaçu, terra da laranja. É artista plástica e de rua, atriz, performer, pesquisadora e educadora. Formada pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, é também co-fundadora do primeiro Coletivo de Lambe e Educação Popular da Baixada Fluminense: o BXDLambe; é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ e pesquisa arte de rua, território e negritude. Atualmente está com a exposição solo “CASA PRETA” na Galeria de Artes UFF.
Mundano
Mundano é artivista brasileiro, defensor das causas ambientais e dos direitos humanos, fundou a ONG Pimp My Carroça e o aplicativo Cataki. Nos últimos anos, vem coletando resíduos dos maiores crimes ambientais da história do país, criando sua própria tinta a partir de lama tóxica, das cinzas das queimadas das florestas e do óleo derramado nas praias do nordeste. Através de seu artivismo, trabalha na luta contra a emergência climática.
Uýra Sodoma
Uýra é Bióloga, Mestra em Ecologia da Amazônia, e atua como Artista Visual e Arte educadora de comunidades tradicionais. Mora em um território industrial no meio da Floresta, onde se transforma para viver uma Árvore que Anda, sempre criada com elementos orgânicos. Artista premiada, já participou de mais de 50 exposições coletivas, nacionais e internacionais, e apresentou 5 individuais, incluindo sua estreia no MAM do Rio de Janeiro e Currier Museum of Arte (EUA). Uýra utiliza o corpo como suporte para narrar histórias de diferentes Naturezas via fotoperformance, performance e instalações.
Tipo
Palestra
Sala
SALA 2 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo