21 de set. de 2025 | 14:30
DiálogoEsse diálogo mergulha nas experiências de mulheres que rompem barreiras no esporte ligado ao mar, enfrentando preconceitos de gênero, raça e capacitismo. Ao navegar entre relatos e reflexões, a mesa propõe um olhar para o oceano como espaço de liberdade, potência e transformação social, onde o protagonismo feminino negro e anticapacitista inspira novas formas de se relacionar com a natureza e com a própria força interior.
Larissa Noguchi
Larissa Noguchi é jornalista, criadora de conteúdo, ativista e atleta de canoa havaiana. Foi a primeira nortista campeã brasileira e panamericana de Va'a e transforma esporte e histórias em ativismo pelo clima. Larissa também é porta-voz do Agentes do Verificado, uma parceria global da ONU para combate à desinformação. Une esporte e mudanças climáticas para provocar um banzeiro em suas redes sociais.
Maria do Sol
Maria do Sol é mentora internacional, palestrante e parasurfista campeã brasileira, biamputada desde a infância. Sol é também mãe de cinco e surfa a vida com coragem dentro e fora da água. No início de 2025 teve sua compartilhada com o mundo todo pelo Tony Robbins e vem ganhando visibilidade mundial. Como criadora de conteúdos que transformam, se tornou Agente do Verificado, pareceria global da ONU, e é Voz pelos Oceanos. Entre ondas e mergulhos, transforma dor em potência, convidando todos acessarem coragem, consciência e alegria, honrando suas histórias e cicatrizes.
Tainá Antonio
Tainá Antonio é de Caxias, Cientista Ambiental e Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Criadora da plataforma Yoga Marginal, dedica seu tempo, estudo e prática aos atravessamentos entre raça, bem viver e territórios de periferias urbanas compartilhando de sua perspectiva comunitária do yoga.
Tipo
Palestra
Sala
Sala 1 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo