20 de set. de 2025 | 10:30
DiálogoEsta fala especial de abertura de Báyọ̀ Akómọláfé convida à reflexão sobre o paradoxo da urgência em meio às crises ecológicas e civilizatórias. Num mundo em chamas, o que a água pode nos ensinar sobre fluidez, resiliência e entrega? Como ela pode nos ajudar a compostar os legados do colonialismo e das violências sistêmicas que continuam a moldar as economias extrativas atuais? De que forma ela pode nos conduzir à criação de outras vias de relação com a terra e com o corpo?
Na contramão da corrida por antecipações, respostas e soluções rápidas, prontas ou práticas, o encontro nos convoca a desacelerar, a acolher o luto e a memória ancestral e a escutar os ensinamentos da água: fluida, relacional e capaz de abrir novos caminhos através de estruturas aparentemente inflexíveis.
Báyọ̀ Akómọláfé
Báyọ̀ Akómọláfé (PhD) é filósofo, psicólogo clínico e escritor iorubá amplamente reconhecido como um dos pensadores mais visionários de nosso tempo. Fundador da The Emergence Network e curador do programa internacional We Will Dance with Mountains, é também membro do Club of Rome e Embaixador da Wellbeing Economy Alliance. Autor dos livros These Wilds Beyond our Fences e We Will Tell Our Own Story, Akómọláfé ocupa atualmente a cátedra de Professor Distinto Hubert Humphrey de Estudos Americanos no Macalester College (EUA). Já foi pesquisador e professor convidado em instituições como Harvard, MIT, Schumacher College e Universidade de Turim, e recebeu títulos honorários e prêmios de excelência em psicoterapia, filosofia e liderança global.
Tipo
Palestra
Sala
SALA 2 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo