20 de set. de 2025 | 17:00
DiálogoNum mundo em chamas, onde buscar abrigo? Esta roda de conversa parte do desejo de cultivar horizontes de solidariedade em meio ao colapso. A fé, aqui, não é apenas crença, é prática viva de cuidado, presença e resistência cotidiana. Vamos refletir sobre o papel das espiritualidades, das comunidades de base e dos gestos de compaixão como sementes de um outro mundo possível. Como reinventar o compromisso com o coletivo quando o individualismo parece regra? Como sustentar o vínculo entre justiça social e justiça climática em tempos de crise?
André Trigueiro
André Trigueiro é jornalista, escritor e professor, com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. Criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, é referência na cobertura de temas ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente. Editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”, na Globonews, e comentarista do “Estúdio i” e “Em Pauta”. Trigueiro também se destaca por sua afinidade com a doutrina espírita, tema que aborda em livros como “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, em que trata da valorização da vida sob uma perspectiva espírita. Atua como palestrante e divulgador do espiritismo, sempre conectando espiritualidade, ética e cuidado com a vida.
Mãe Flávia Pinto
Matriarca do Terreiro Casa do Perdão, fundadora do Museu Vivo Olga do Alaketu, Socióloga, Escritora, Conselheira do Fé no Clima, Prêmio Nacional de Direitos Humanos (2011), Podcaster Mãe Flávia Pinto, Coordenadora de Assistência Afro religiosa em duas penitenciárias de mulheres, mestranda em sociologia política, Coordenadora Diversidade Religiosa Prefeitura RJ(2018).
Padre Júlio Lancellotti
Padre Júlio Lancellotti é um sacerdote católico, pedagogo e ativista brasileiro, amplamente reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos e no acolhimento da população em situação de rua. Nascido em São Paulo, é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, e coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. Com mais de três décadas de trabalho social, tornou-se símbolo de resistência e solidariedade, enfrentando políticas de exclusão e denunciando cotidianamente a violência institucional. Seu trabalho é guiado pelo princípio da dignidade humana e pela fé comprometida com os mais vulneráveis.
Tipo
Palestra
Sala
PALCO - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo