20 de set. de 2025 | 10:30
DiálogoE se a cidade nascesse da água? Nesta mesa, a Baía de Guanabara se transforma em espelho de mundos possíveis pela perspectiva da cosmologia Desana, que narra a criação do mundo a partir do Lago de Leite. Conduzida por Renata Tupinambá, a conversa reúne lideranças e pensadores indígenas para entrelaçar memória, território e imaginação. Um mergulho profundo em cosmovisões originárias que inspiram modos sustentáveis de habitar, cuidar e narrar a cidade que pulsa entre terra, baía e mar.
Renata Tupinambá
Fundadora da Originárias Produções. É jornalista, roteirista, curadora, produtora, poeta e multiartista. É diretora geral do Guanabara Pyranga, encontro de culturas da Guanabara. Foi curadora adjunta do MASP. Em 2024 participou da Residência artística do projeto Cosmopercepções da Floresta do Instituto Goethe no território indígena Sami na Finlândia. Co-Diretora e roteirista em Yawara – Uma História Oculta Sobre o Brasil (2024), Série de áudio da Audible, locução de Alice Braga e Daiara Tukano. Colabora no Útero Amotara Zabelê, laboratório de desenvolvimento humano e da biodiversidade.
Cacique Carlos Tukano
Nascido e criado na terra indígena PARI-CACHOEIRA no Amazonas, é da etnia TUKANO. Hoje, reside na cidade de Duque de Caxias na qual é uma liderança indígena, defensor pelos direitos indígenas na cidade de Duque de Caxias e no estado do Rio de Janeiro em contexto urbano e Presidente do CEDIND (Conselho Estadual dos Direitos Indígenas do Estado do Rio de Janeiro, vinculado ao Governo do Estado).
Orlando Calheiros
Babalawo de ifá, escritor, produtor audiovisual e doutor em Antropologia social pela UFRJ. Atualmente é colunista no The Intercept Brasil.
Tipo
Palestra
Sala
SALA 1 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo