21 de set. de 2025 | 12:30
DiálogoNesta roda, mulheres trazem em suas perspectivas a guiança das tradições de matrizes africanas. Vamos mergulhar nas águas sagradas das Iyabás, as Orixás femininas que regem as águas do mundo, entre rios, lagos e oceano, a Kalunga Grande. A partir das cosmologias diaspóricas que atravessam os corpos e histórias dessas mulheres, em suas diversas possibilidades, a conversa percorre caminhos de cura, território e ancestralidade, evocando o poder do feminino como força de sustento e transformação.
Ana Tobossi
Ana Tobossi é uma mulher preta, mulherista e ativista, nascida e criada na Vila Cruzeiro. Comunicadora popular, integra a Comitiva de Mulheres Negras enviadas à COP30 pela ONG Criola. É militante do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro (MNU-RJ) e compõe a equipe do Centro de Integração da Serra da Misericórdia, onde atua no fortalecimento das lutas comunitárias e ambientais.
Iyá Janaina Portella
Janaína Portella é uma humana do fundo. Não consegue permanecer muito tempo na superfície por não conseguir respirar. A Poesia ela aprendeu com as conchinhas do mar. Tem areia no fundo para pisar. Iyá Janaína Portella é uma escritora, fundadora do Artecurandeira, uma jornada de retorno para si mesma. Sobre tirar a espiritualidade da prateleira e devolver para o lugar que mora. A força do agora!
Tipo
Palestra
Sala
SALA 1 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo