20 de set. de 2025 | 12:40
CinemaNeste recorte especial, o documentário dirigido por Paulina Chamorro traz um panorama do universo feminino à frente de ações e estudos sobre a conservação do oceano e da biodiversidade marinha no Brasil.
→ Roda de Conversa com Paulina Chamorro e Bárbara Pinheiro, mediada por Maria Clara Parente | Duração do episódio Aramizade (30 minutos).
FICHA TÉCNICA
Uma Produção De Sylvio Rocha E Paulina Chamorro
Direção - Paulina Chamorro, João Marcos Rosa
Direção De Fotografia - João Marcos Rosa, Bruno Magalhães
Imaqens/Cinegrafistas - Joao Marcos Rosa, Bruno Magalhaes, Guilherme Haruo
Produção Executiva - Sylvio Rocha, Marcos Okura
Roteiro - Fernanda Polacow
Montagem - Larissa Figueiredo, Edt., Natacha Vassou, Bruno Magalhães
Direção De Arte - Andrea Barone
Assistentes De Montagem - Breno Dos Santos, Guilherme Tavares
Trilha Sonora - Camilo Carrara
Pós-Produção - Zumbi Post
Colorista - Henrique Reganatti
Supervisor De Pós - Giba Yamashiro
Maria Clara Parente
Maria Clara Parente é diretora, roteirista e fundadora da Simbiótica Filmes e do projeto Regenerar. Desde 2016, desenvolve um trabalho autoral voltado para regeneração, feminismo e decolonialidade. Dirigiu o longa Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado (2022), que estreou no Festival do Rio e foi premiado em festivais no Brasil e no exterior. Também criou e apresentou as séries WebColaborativa (selecionada no Melbourne Web Fest), Comendo Lixo (indicação de Melhor Apresentadora no Rio Web Fest) e What is Emerging (premiada no Rio Web Fest). É autora dos livros de poesia Nas Frestas das Fendas (2020), Empurrar o Chão (2022) e Flutuações e Quedas (2024), e mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, onde pesquisa fabulações não antropocêntricas inspiradas em Donna Haraway. Atualmente desenvolve o longa Times are Urgent: Let us Slow Down, sobre o filósofo nigeriano Bayo Akomolafe, em co-produção com a Spanda Produtora.
Paulina Chamorro
Jornalista e documentarista premiada com mais de duas décadas de cobertura em temas ambientais. Fez do Oiapoque ao Chuí em um veleiro para o projeto Mar sem Fim. Teve por 10 anos programa de rádio da Rádio Eldorado além de coordenar projetos socioambientais na emissora. Criou e apresenta o Vozes do Planeta, um podcast pioneiro de temas ambientais no Brasil, com nove anos de estrada e o projeto multimídia Mulheres na Conservação. Também é co-idealizadora da Liga das Mulheres pelo Oceano e co-diretora do premiado documentário Mulheres na Conservação. Produtora-executiva do documentário No topo da Amazônia em busca de novas espécies, sobre a inédita expedição da USP à Serra do Imeri, a oeste do Amazonas.
Bárbara Pinheiro
Bióloga, Doutora em Oceanografia, pesquisadora do PactoMar, na Universidade Federal de São Paulo. Membro do Maré de Ciências, da Liga das mulheres pelo oceano, da Black Women in Ecology Evolution and Marine Science, e uma das Mulheres na Conservação. Sereia, Cientista e JEDI, advocando na luta por justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão nas ciências marinhas.
Tipo
Cinema
Sala
CINEMA - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo