29 de nov. de 2025 | 11:30 - 12:45
DiálogoÁgua é sagrada em todas as tradições: fonte, batismo, oferenda, renascimento. Nesta conversa, diferentes cosmovisões se encontram para refletir sobre o mistério e a força das águas: o que as religiões têm a nos ensinar sobre o cuidado com os rios, mares e baías que nos cercam? Como a espiritualidade pode ser um rio que une e não um muro que separa? Esta conversa convida a mergulhar no que é comum a todas as crenças: o respeito pelo ciclo da vida que começa (e recomeça) nas águas.
Joyce Gravano
Joyce Gravano é gonçalense, pedagoga e coordenadora de projetos da Mulheres da Parada, organização que acredita na força do coletivo e no poder transformador das mulheres de São Gonçalo. Apaixonada por educação, sua atuação reflete o propósito de construir pontes, inspirar outras mulheres e semear futuros mais justos e sustentáveis.
Mãe Márcia D'Oxum
Iyalorixá, idealizadora e coordenadora geral do Matrizes Que Fazem, projeto de ações sociais e afirmativas, sediado e vinculado ao Egbe Ilè Ìyá Omidayè Aṣé Obalayó, terreiro de Candomblé tombado pelo INEPAC. Idealizadora do Memorial Oxum, inaugurado em abril de 2018, reconhecido pelo IBRAM. Há cerca de dezessete anos preside a Comissão Organizadora do Presente de Iemanjá de São Gonçalo, na Praia das Pedrinhas. Trata-se de uma das maiores celebrações públicas de matriz africana do Estado do Rio de Janeiro, cuja relevância levou ao seu tombamento como patrimônio imaterial fluminense. É autora de três obras literárias, que expressam diferentes dimensões do saber ancestral e de sua contribuição para o mundo contemporâneo.
Pastor Júlio Oliveira
Teólogo e pastor na Comunidade Batista em São Gonçalo. Membro da Rede Estadual de Defensores de Direitos Humanos e Promoção da Saúde. Cofundador e presidente do Instituto Casa Comum.
Tipo
Palestra
Sala
PILOTIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro | Campus São Gonçalo – Rod. Gov. Mário Covas - Pista Local, Neves