29 de nov. de 2025 | 15:00 - 16:00
OficinaEsta oficina é um convite ao mergulho nas águas claras da poesia. Entre ritmos e sons, memórias e imagens líquidas, os participantes serão conduzidos por uma experiência de sensibilização poética onde cada palavra se tornará gota e cada verso, um rio. Propõe-se, assim, uma travessia criativa: da escuta à escrita, do íntimo ao coletivo, da água interior ao oceano de sentidos que corre no mundo, integrando expressão individual, escrita criativa e diálogo comunitário por meio da poesia. Nesse sentido, a atividade busca estimular a correnteza de palavras por meio da reflexão sobre ecologia e sustentabilidade, aguçando o olhar atento para a natureza e para o papel da água como símbolo de vida, movimento e transformação. Ao final da prática, os poemas ganharão corpo em um varal poético, estendidos ao vento como tecidos de versos, deixando ecoar a beleza da criação e a vivência da troca de quem se permitiu fluir. Mais do que escrever poemas, a proposta da oficina é sentir a poesia como fluxo, reconhecendo a força da palavra na construção de um mundo mais sensível e sustentável.
A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES SERÁ FEITA POR ORDEM DE CHEGADA. ACONSELHAMOS QUE CHEGUE COM ANTECEDÊNCIA AO LOCAL DAS ATIVIDADES NAS QUAIS DESEJA PARTICIPAR!
Cynthia Fonseca
Jornalista cultural há 12 anos, especialista em Língua Portuguesa pela FFP-Uerj, e escritora. Autora de Coração de Cleópatra, Bloco de notas, entre outros títulos. Idealizadora e editora da Mapa das Letras, e co-fundadora da coletiva Escritoras Vivas.
Tipo
Oficina
Sala
SALA DE ARTE - Instituto Federal do Rio de Janeiro | Campus São Gonçalo – Rod. Gov. Mário Covas - Pista Local, Neves