20 de set. de 2025 | 11:00
Roda de ConversaNesta roda de conversa, estudantes da rede pública compartilham suas experiências e aprendizados na construção de um futuro mais justo e sustentável. Vindos de diferentes territórios e realidades, os grupos apresentam projetos e ações socioambientais desenvolvidos em suas escolas, mostrando como a juventude se mobiliza para proteger o planeta. Um encontro para escutar quem já está fazendo a diferença — com ideias, coragem e a força transformadora das marés jovens.
Doug Alvoroçado
Técnico em Eletrônica, Pedagogo, Mestre em Ensino, Pós-graduado em AEE com experiência em Surdez, TEA e outras deficiências. Intérprete de LIBRAS, Professor de TICs e Mídias Digitais. Atua com inclusão, tecnologias educacionais e competências socioemocionais. Google Innovator, Apple Teacher, MIE Expert e Master Trainer. Desde 2014, forma professores e hoje integra a Coordenadoria de TI do RJ, desenvolvendo ferramentas inclusivas e promovendo a cultura maker.
Alunos CIEP 246 São Gonçalo
Vinte e cinco alunos do Colégio Estadual CIEP 246, em São Gonçalo, participaram da Jornada de Aprendizagem do LivMundi, realizada nos meses de junho e julho de 2025. Durante a jornada, os jovens aprofundaram seus conhecimentos sobre proteção do meio ambiente, crise climática e ferramentas de incidência política, refletindo criticamente sobre os desafios do território em que vivem, o município de São Gonçalo. Com base nesse processo, que envolveu o despertar da consciência crítica, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a troca com convidados de movimentos de ação da região São Gonçalo e da Baixada Fluminense, os estudantes foram convidados a criar produtos de comunicação capazes de difundir os conhecimentos adquiridos para seus familiares, amigos e comunidade escolar.
Alunos GET Cardeal Leme Rio de Janeiro
Alunos do Ensino Fundamental II do GET Cardeal Leme, escola pública da Rede Municipal do Rio de Janeiro localizada em Benfica, se destacam pelo protagonismo e engajamento em projetos voltados para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável. Motivados pelo desejo de transformar sua realidade e contribuir para o bem-estar coletivo, esses estudantes participam ativamente de iniciativas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, a redução do desperdício, o incentivo à reciclagem, o cultivo de hortas escolares e comunitárias, o cuidado com os recursos hídricos, além de campanhas de conscientização sobre consumo responsável. Com criatividade e senso de responsabilidade social, eles unem saberes aprendidos em sala de aula a ações práticas, estabelecendo conexões entre ciência, cidadania e qualidade de vida. Tornando-se, dessa forma, agentes de mudança e inspirando suas famílias e vizinhança a adotarem práticas mais conscientes e sustentáveis no dia a dia.
Alunos do GET Joaquim Abílio Borges Rio de Janeiro
6 estudantes do GET Joaquim Abílio Borges
Tipo
Roda de Conversa
Sala
LIVLAB2 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo