Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Tic tac tic tac tic tac

O relógio tá correndo e as juventudes têm pressa!

Estamos vivendo a década mais decisiva de todos os tempos. Pandemias, mudanças climáticas, fome, racismo ambiental, eco ansiedade e um AGORA pra transformar!

agora é a Nossa vez!

Chegou o ENXAME, um programa de curadoria e aprendizagem do Festival LivMundi feito por e para jovens que querem sonhar e co-construir um mundo mais sustentável! Nesta edição serão selecionadas(os) 6 (seis) jovens para construir um incrível festival de sustentabilidade.

Ao longo de 4 meses, de março a junho de 2022, as(os) jovens selecionadas(os), além de conhecer pessoas de todos os cantos do país, serão remuneradas(os) para uma jornada de desenvolvimento de habilidades e de aprendizados sobre sustentabilidade, justiça socioambiental, arte e comunicação e muito mais.

Para saber todos os detalhes, clique no botão abaixo e baixe o regulamento completo.

Inscreva-se através do formulário!!

Vamos juntas(os)!

reguLaMeNto

inscreva-se!

Veja coMo participar!

1 Pré iNscrição No site

Realize sua pré-inscrição em nosso site até o dia 23 de Janeiro de 2022.

É importante que você cumpra os requisitos mínimos: ter nascido entre 01/07/1995 e 07/03/2004 e residir no Brasil.

INscrição coM vídeo! 2

Você será redirecionada(o) para o nosso formulário, onde poderá concluir a sua inscrição, além de receber por e-mail o link do formulário, com algumas instruções de preenchimento.

Ah, capriche no vídeo e conte tudo para a gente!

3 ENtrevistas

Se você for pré-selecionada(o), com base nos critérios estabelecidos no regulamento, vamos te chamar para uma entrevista e entender mais sobre o seu momento atual e suas motivações para participar do ENXAME.

As entrevistas acontecerão entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro de 2022.

ResuLtado FiNaL 4

O resultado final será divulgado até o dia 10 de fevereiro. Você foi um(a) das(os) seis selecionadas(os)?!

UHUH! Então vem com a gente participar desse ENXAME!

O que esperar do ENxaMe?

1 Muito apreNdizado!

Sendo selecionada(o) você vai participar de uma jornada que, de março a junho de 2022, vai te guiar sobre temas importantes pro Festival LivMundi, como educação para a sustentabilidade, descolonização, regeneração, racismo ambiental, arte, mudanças climáticas, soluções ambientais, diversidade e ferramentas de Advocacy. Vamos conectar as pessoas selecionadas a grandes nomes que atuam e estudam sobre esses temas e que vão facilitar encontros temáticos.

2 Mão Na Massa!

Você vai colocar a mão na massa construindo o Festival LivMundi 2022. Você vai entender cada etapa de construção do Festival e vai atuar sobretudo na curadoria junto com outros profissionais da área.

3 MeNtoria

Você vai contar com mentores do time LivMundi para direcionar e acompanhar sua trilha de aprendizagem dentro do programa ENXAME.

4 Carga horária

A carga horária estimada do programa ENXAME é progressiva, visto que próximo ao Festival a dedicação será maior. É estimado que MENSALMENTE você tenha disponibilidade para atuar 25h em março, 32h em abril, 40h em maio e 62h em junho.

5 BoLsa-auxíLio

Construir um festival não é uma tarefa simples, e para que você possa se dedicar com qualidade a sua construção, as 6 (seis) pessoas selecionadas irão receber uma bolsa-auxílio de valor progressivo ao longo dos meses, que varia de 600 a 1550 reais.

Saiba mais lendo o nosso regulamento.

Perguntas Frequentes

O que é o Festival LivMundi?

O Festival LivMundi é um evento de impacto socioambiental que nasceu em 2016 na Cidade do Rio de Janeiro. Em 2020, durante a pandemia, ele foi assistido pela internet por mais de 65 mil espectadores, tornando-se um evento global.

Em 2022 será realizada a quinta edição do Festival que será criado colaborativamente com 6 (seis) jovens que se juntarão à equipe LivMundi para a construção do Festival. As diversas experiências do Festival LivMundi 2022 vão acontecer de forma híbrida, ou seja, no ambiente digital e também no presencial, no Rio de Janeiro, durante a segunda semana do mês de junho.

Para quem o ENXAME é recomendado?

O ENXAME é estruturado para jovens de 18 a 26 anos (nascidos entre 01/07/1995 e 07/03/2004), que têm interesse em uma vivência transformadora em torno de questões socioambientais.

Não sou do Rio de Janeiro. Posso participar?

Sim! Queremos que jovens de todo o Brasil participem desse ENXAME! Ah, só não se esqueçam que haverá o momento de nos encontrarmos presencialmente no Rio de Janeiro para o Festival e eventuais reuniões próximas da data. Mas não se preocupe, os custos de transporte e acomodação serão garantidos pelo LivMundi.

Quanto tempo durará o ENXAME?

A jornada começará no dia 07 de março e terminará no final de junho de 2022.

Como funciona a inscrição?

Para se inscrever, basta preencher as informações solicitadas na área “inscreva-se!”, neste mesmo site. Ah, sempre certifique-se de que você colocou as informações corretas!

E não se esqueça de ler o regulamento para entender todos os detalhes sobre o ENXAME.

A jornada terá remuneração?

Sim! As 6 (seis) pessoas selecionadas serão remuneradas e construirão de forma mais ativa o Festival LivMundi 2022. A bolsa-auxílio das(os) 6 (seis) jovens selecionadas(os) seguirá de forma crescente, assim como a demanda de horas mensais, de acordo com a Tabela 1, detalhada no regulamento.

Existe alguma certificação pela participação na jornada?

Sim! As(os) 6 (seis) jovens do ENXAME que participarem de forma remunerada da jornada e cumprirem ao menos 80% das atividades receberão certificação ao final desta.

Não fui selecionada(o), mas gostaria de ser voluntária(o). Como faço?

Oba! :) As(os) jovens que completaram a inscrição da primeira etapa com sucesso e não foram selecionadas(os) poderão participar de forma voluntária do LivMundi. Além disso, caso alguma(algum) das(os) 6 (seis) jovens selecionadas(os) desista de participar da jornada, será chamada(o) a(o) próxima(o) jovem da lista de espera, de acordo com o regulamento. A lista de espera será composta apenas por quem optou por participar do LivMundi de forma voluntária.

O que será priorizado na seleção?

Prezamos pela diversidade, e, como tal, o resultado final terá 6 (seis) jovens, com um mínimo de:

- 4 (quatro) das(os) selecionadas(os) serão necessariamente mulheres cis, trans, travestis e/ou pessoas não-binárias;

- 4 (quatro) serão necessariamente pessoas não brancas;

- As(os) jovens deverão vir de, ao menos, 3 (três) regiões do Brasil.

Vai ser bacana se você tiver vivido alguma experiência com comunicação, mobilização, engajamento de pessoas ou organização de eventos, nos mais variados sentidos. Ex: organizei um evento na minha comunidade ou universidade.

Sua motivação para participar do Festival LivMundi 2022 também é super importante!

Se ainda tiver alguma dúvida acompanhe nossas redes sociais
@livmundi
, pois faremos lives para tirar dúvidas.

bora eNtrar pra esse ENXAME?!

INSCREVA-SE!